Joseph Abecasis

De Mina de S. Domingos
Ir para: navegação, pesquisa

Engenheiro britânico nascido em Gibraltar em 15 de Maio de 1841 e baptizado de acordo com o ritual católico romano no dia 11 Dezembro de 1861 em Vila Real de Santo António, filho de Ana Navarro e de Salomão Abecasis, judeu de Córdova.

Estabeleceu-se na Mina de S. Domingos, por volta de 1864, como funcionário do sector da contabilidade (“guarda-livros”), juntamente com a sua esposa Rosalia Ribeiro Abecasis (n. 1846 em VRSA), natural de Vila Real de Santo António.

Em resultado da sua competência, diplomacia e dedicação à empresa, Abecasis foi ascendendo na hierarquia profissional, tornando-se diretor do departamento de contabilidade e, mais tarde, administrador local da empresa. Em 1895, James Mason transferiu para o seu nome 1000 ações da Mason And Barry Ltd, com a condição de que Abecasis não as vendesse sem a sua autorização e lhe pagasse metade dos dividendos subsequentemente.

Foi Director Geral da no periodo de 1876 a 1899 tendo recebido o Rei D.Carlos e a Rainha D.Amélia durante a sua visita de 1897.

Teve oito filhos: José Abecasis; António Abecasis; Francisco Abecasis; João Abecasis; Maria Teresa Abecasis; Clara Abecasis Fernandes Vargas; Ana Abecasis Vargas; e Maria Abecasis Pereira de Resende.

A sua filha Maria Teresa Abecasis viria a casar com o Dr. António Maurício de Vargas, prestigiado medico na Mina de S. Domingos.

JAbecassis.jpg

Fonte: Portugal Abecassis

(Colaboração de José Zarcos Tirado Palma e João Nunes)